quarta-feira, 5 de março de 2014

Mais alguns "porquês " sobre vinhos...


 

Quais as temperaturas ideias para degustar um vinho?

As temperaturas costumam variar muito de acordo com os tipos de uva.
Em países de clima quente , o vinho nao deverá ser consumido a temperatura ambiente.
Deverá ser arrefecido um quanto tempo antes de consumir .
A temperatura ideal para um tinto jovem varia entre 14 a 16 C, ja os mais encorpados e envelhecidos podem ser consumidos numa temperatura próxima 20C.
Os brancos deverão ser refrigerados.  Os mais encorpados, complexos, evoluídos e/ou estruturados devem ser consumidos a temperaturas de 10 a 12 C. Os vinhos mais jovens e frutados, a uma temperatura um pouco inferior, entre  6 a 8C . Os vinhos roses devem ser consumidos por volta dos 12C.

O que se pretende do estágio/envelhecimento do vinho em barricas de carvalho?
Alguns dos constituintes da madeira de carvalho , sob a ação da queima ou tosta da madeira, estão na origem de compostos aromáticos e gustativos.
Os aromas de baunilha, côco e cravinho entre outros, derivam desses compostos aromáticos e alguns taninos ajudam a proteção contra oxidações e na fixação da cor, para além do contributo para a estrutura e complexidade do vinho.
Para além disso, a madeira de Carvalho tem porosidade que auxilia na estabilização do vinho, através da criação do ambiente micro-oxidativo propício a uma polimerizacao das pequenas moléculas e a uma clarificação  natural.

O que são taninos?
Os taninos são estratos de substâncias orgânicas existentes na película , grainhas da uva e na madeira onde o vinho estagiou.
São responsáveis pela adstringência, pela sensação de crispação das mucosas da boca que tornam "encortiçada ". No entanto, são um factor essencial na estrutura de um bom vinho, pois sem eles tornar-se-ia chato, desequilibrado.
Também a longevidade de um vinho esta, a par com determinados ácidos e o álcool, relacionada com os taninos, agindo como conservantes naturais , imprimindo estabilidade ao processo de envelhecimento .
Vinhos fracos de taninos, vinhos brancos por exemplo, devem ser consumidos mais novos.
Pelo contrario, vinhos marcados pelos taninos devem recorrer ao tempo para que estes se atenuem, se tornem polidos e equilibrados.




Sem comentários:

Enviar um comentário