segunda-feira, 24 de março de 2014

Visita a Adega Mayor Campo Maior


Chegados a Herdade das Argamassas, deparamos com um imponente edificio rectangular, projetado pelo mais que conhecido Arquitecto Siza Vieira.
Conhecer e visitar a adega era o objectivo, perante marcação prévia como recomendava no site.
A visita inicia com a projeção de um filme sobre a historia da adega num pequeno auditorio, de seguida uma passagem pela adega propriamente dita onde ocorrem todas as vinificações, e fermentações, onde existem todos os equipamentos de tecnologia recente para produzir aproximadamente 600 mil garrafas.


Seguimos para a  cave das barricas, uma sala rectangular enorme, onde o betão está por todos os lados, é aqui que envelhecem os vinhos de topo da adega nas barricas de carvalho maioritariamente Francês.
Destacar aqui o sistema de manter a humidade na cave, uns expressores de agua ao nível do tecto, semelhantes aos que se utilizam para manter esplanadas no verão a temperaturas mais baixas, mas aqui em tamanho XXL.

De seguida visitamos o laboratorio que se encontra no 2 piso e o espelho de agua no terraço, que permite manter a temperatura na cave mais baixa e constante.
A paisagem por todos os lados é a vinha de cerca 55 hectares.
Os vinhos para prova que foram incluidos na visita foram:
Caiado Branco 2013
Produzido das castas Verdelho, Arinto e Antão-Vaz.
Vinho de cor citrica, no nariz toques de lima e sobressai um floral com intensidade, na boca acidez boa traduzida em frescura e final não muito perlongado, claramente um vinho de verão.
Monte Mayor Reserva 2011 
Uma mistura das castas Aragonês, Castelão, Trincadeira e Alicante Bouschet.
Apresenta cor granada profunda, no nariz sobresaem frutos pretos, mirtilos. Na boca  sente se ligeiros toques tostados prevenientes do estagio em madeira e taninos redondos final com alguma persistencia.
Reserva do Comendador 2009
Vinificado apartir das castas Trincadeira, Aragonês e Alicante Bouschet com estagio em barricas de carvalho de primeiro ano durante 18 meses e um estagio em garrafa durante 12 meses.
Apresenta uma cor granada muito profunda no nariz notas de compotas de frutos , tipo ameixa preta, alguns toques de especiarias, na boca inicio macio confirma se os aromas do nariz, taninos ainda muito presentes que tornam o final a sensação que ainda é cedo para beber ja este vinho.
Os vinhos têm a assinatura do Enologo Carlos Rodrigues.

A visita termina com uma visita a loja de vinhos onde alguns produtos exclusivos e de design bastante curioso como o caso do vinho 7 uma homenagem as 7 maravilhas do mundo que 7-7-2007 nesse mesmo dia as 7 da manhã 7 pessoas enchiam as 2007 garrafas numeradas.
Mas tem ainda o vinho 8 e o vinho 9.
Pois então o vinho 8 uma homenagem ao estádio ninho de passaro dos jogos Olimpicos, no dia 8-8-2008 as 08:08:08 da manhã  8 pessoas enchiam as 8008 garrafas numeradas, o vinho 9 uma homenagem ao ano da Astronomia, em que dia 9-9-2009 as 09:09:09  da manha 9 pessoas encheram as 2009 garrafas.
Um Enoturismo a vistar pela arquitectura ,paisagem e pelo vinho também.

Jaime Salsa
Sommelier


Sem comentários:

Enviar um comentário